Comporte-se

Comporte-se

Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Setembro 2009

RINDO À TOA

“Como um cientista fez uma pequena empresa de Sorocaba virar a grande rival de grupos internacionais”.

A empresa Chemyunion Química é uma empresa Paulista com sede em Sorocaba, especialista na fabricação de insumos para a indústria cosmética, busca sua principal matéria-prima: ativos da biodiversidade da flora brasileira. Ocorre na cidade de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre,aonde é muito complicado para que chegue até lá, por terra só é possível 3 vezes ao ano fora da temporada de chuvas e depois disso somente de barco.

“Desde 2000 esse é o nosso maior diferencial frente aos fabricantes internacionais”.Afirma o empreendedor Marcelo Golino, 47 anos. “Sabíamos que só teríamos o passaporte para o futuro se apresentássemos algo comprovadamente diferente dos produtos conhecidos no mercado”.

Por estar sempre em busca da inovação essa empresa conquistou muito espaço. Uns dos resultados é um pedido de 20 patentes no Brasil e no Exterior, mais de 250 produtos em linha, entre modificadores sensoriais, conservantes e ativos, distribuídos para 800 clientes dentro e fora do país, entre eles Unilever, Avon, Natura, O Boticário, Biolab e a internacinal Estée Lauder. A Chemyunion tem como foco arriscar na geração de novos produtos como uma clara visão das necessidades do mercado, buscando sempre estar a frente das concorrentes, pois seu diferencial é buscar sempre parcerias com as universidades os elementos que faltam para que os produtos virem realidade.

“Inovar é uma necessidade constante nesse universo caracterizado pelo domínio rápido de processos e conceitos. O ciclo médio de vida de um cosmético é de 3 anos, e quem não trabalha para oferecer algo novo, morre na praia” O empresário afirma,ainda, que o grande desafio está em inovar na hora certa.”Criar soluções que o mercado ainda não esta preparado para absorver pode custar muito tempo e dinheiro, daí a necessidade de acompanhar de perto os rumos que a industria de cosméticos toma no mundo.”

Defensor da gestão descentralizada e da motivação contínua do grupo com objetivos claros e recompensas determinadas previamente, Golino diz que investir na boa formação da equipe e valorizar os talentos individuais é um dos segredos do sucesso. “É preciso trabalhar em prol do todo. No mundo dos negócios, a lei da reciprocidade é infalível. Quem olha para o próprio umbigo cria uma empresa limitada.” Afirma o empresário.

Talvez esteja aí a resposta para a pequena empresa de Sorocaba ser apontada como uma das 5 industrias com maior potencial de crescimento na área de ativos destinados a fabricação de cosméticos em todo o mundo.


Relacionando com a aula

A reportagem coloca muito clara a importância de valorizar os funcionários, pois os mesmos estando motivados automaticamente a produtividade da empresa só têm a crescer. Pois com isso as necessidades dos funcionários estão sendo supridas o que faz com que ele trabalhe cada vez mais em busca dos seus objetivos e com isso ambos cresçam.
E também em relação da inovação que foi o diferencial da empresa que se destacou não só no Brasil mais fora dele também. A capacidade do pensamento criativo que consegue divergir a realidade o que precisa ser colocado no mercado, o que trará benefícios e após saber as necessidades convergir tornando realidade o que foi analisado e com isso se tornando um diferencial para seus concorrentes.

O empreendedor coloca na reportagem a importância de estar ligado com tudo que acontece no mercado, a importância de saber as necessidades para que assim consigam supri-las. Que pode ser ligado com a Teoria da atribuição a qual diz respeito a saber o que se passa na realidade tanto externamente que seriam o que falta no mercado quanto internamente o que se passa na empresa, o que precisa melhorar.


POR: Ana Luiza Monteiro de Almeida Pereira – Administração – 1CNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário