Comporte-se de 04 de Maio de 2010

A caminho da fábrica do futuro
(Pequenas empresas Grandes negócios Março de 2010 / Edição 254.)

Uma companhia neozelandesa chamada Ponoko está inventando um novo processo de produção: objetos desenhados virtualmente se transformam em peças reais em poucos minutos. O segredo? Uma pequena cortadora a laser
fácil confundir a cortadora a laser na sede da Ponoko com um equipamento comum. A máquina tem cerca de um metro de altura — aproximadamente o tamanho e a forma de uma copiadora — e é revestida daquele plástico cor de areia hoje tão banal nos escritórios. Só que, em vez de imprimir tinta sobre papel, esculpe materiais com um feixe de luz altamente concentrado controlado por um computador. Levante a tampa, coloque um pedaço de madeira ou de plástico plano e em cerca de 15 minutos você terá peças para montar um abajur ou um carro de brinquedo. Para David ten Have, 34 anos, presidente da Ponoko, isso é apenas o começo. Ele acredita que um dia, talvez daqui a 50 anos, máquinas como essa serão suficientemente baratas para estar em todos os lares e poderão fazer quase qualquer coisa. Comprar um produto físico — um telefone celular, por exemplo — será tão fácil quanto baixar uma música no iTunes. Os produtos não serão despachados em contêineres; serão carregados como arquivos digitais e impressos em nossas mesas enquanto tomamos café.
Derek Elley e David ten Have, fundadores da Ponoko.
Ponoko é um serviço que permite aos usuários mostrarem projetos próprios de utensílios domésticos, roupar e até jóias. Derek e David, buscaram inovar na arte de criar, em relação a aula, os dois tiveram que elevar a criatividade ao máximo fazendo com que suas idéias se tornassem realidade. Após muito esforço e determinação pode-se dizer que os dois realizaram o seu desejo.

POR:Bruno Coleto Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário