Diário - 27 de Abril de 2010

Como de costume o professor marciano começou a aula com o diário e o comporte-se que retratava a aula anterior, onde o grupo apresentou o capitulo 5 do livro.
Ocorreu as perguntas do grupo 16 para o grupo 5, entre elas estão:como a perícia, pensamento criativo e motivação pela tarefa ajuda na seleção de funcionários?
A resposta envolveu várias questões, pela pericia podemos perceber o conhecimento que o candidato tem pela vaga de emprego, geralmente quando acontece provas de conhecimentos para selecionar o individuo, pela motivação da tarefa é verificável quando por exemplo é necessário de uma pessoa que saiba falar inglês o anuncio pode estar em inglês, isto demonstraria que ele realmente entende a língua inglesa, pensamento criativo pode ajudar na escolha no momento da seleção, do questionamento dos candidatos.
O marciano priorizou detalhes sobre esse assunto, como por exemplo que conforme a resposta que o individuo oferece sobre família, lazer e religião, é possível decifrar algo sobre o candidato devido a isto estas perguntas estão sempre na seleção de funcionários de qualquer empresa. Com a resposta sobre a família podemos verificar se o individuo tem a capacidade de viver em grupo, lidando com as relações humanas ocorrentes nas organizações que são muito importantes, é por isso que o professor marciano focalizou no evento de tijucas do sul, da sua real importância, sobre a competência do trabalho em grupo, que todo gestor deve obter.
Outra questão muito debatida foi da pressão que o funcionário vai passar dentro da organização, como foi dito em aula a teoria da cenoura e do ovo, que quando os dois são fervidos a cenoura fica mole e o ovo duro.
A pergunta sobre o lazer ajuda a decifrar se a pessoa é passível a vícios ou não, e sobre a religião ajuda a entender se ele crê em coisas invisíveis, porque dentro de uma organização as relações são invisíveis e eles devem crer que elas existem.
Pela pergunta: “qual a importância da percepção em uma organização?” foi entendido que a percepção ajuda em todos os setores de uma empresa, afinal percepção é um processo de analise que é necessário cuidado para não se enganar.
A próxima questão foi sobre o que é o efeito de halo, obtivemos a seguinte resposta: quando uma característica se generaliza.
A percepção não pode ser o único meio de tomar decisões, já que a intuição nem sempre é certeira já a razão sim, para não correr riscos, por exemplo, em uma seleção de candidatos a trabalho de uma determinada empresa, geralmente a seleção é tomada por duas pessoas, uma de recursos humanos e outra da produção, para que a organização encontre o melhor perfil.

POR: Juliane Borsatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário