Mel de Santa Catarina é rastreado da produção até o consumidor
Revista: Pequenas empresas Grandes negócios
Edição: 02/05/2010
Grupo formado por 30 apicultores cadastrados junto ao Sebrae de SC usa sistema que possibilita o controle do produto da fabricação até o consumir. Tudo está exposto no site, asta acessar o site www.paripassu.com.br e digitar o código da embalagem do mel. O cliente descobre o nome do apicultor, detalhes da produção e até a rota percorrida do apiário até o supermercado. O serviço inclui fotos e mapas. As informações que abastecem o sistema são fornecidas pelos produtores ao entreposto que faz o fracionamento do mel. O site tem 4,5 mil acessos mensais. O rastreamento permite localizar um lote inteiro de mel, que é distribuído em vários pontos de venda.
A empresa não cobra pela implantação do sistema, mas ganha R$ 0,04 por litro de mel vendido. E para este ano vai lançar o rastreamento por radiofrequência. O novo sistema não tem interferência humana e por isso é mais valorizado pelos clientes do exterior. A embalagem do mel ganha uma nova etiqueta, que carrega todas as informações do produto.
Participam do projeto apicultores de cinco municípios da Grande Florianópolis. Um novo sistema de melhorias tecnológicas foi implantado nas propriedades. A produção é individual, mas depois do beneficiamento o mel é vendido com uma marca única. Os 30 apicultores do projeto têm certificação orgânica. Eles não usam produtos químicos, e os apiários são instalados longe de qualquer fonte de poluentes, como as estradas. Além disso, as colméias são padronizadas.
O mel rastreado deverá garantir uma nova clientela aos apicultores de Santa Catarina.
“O futuro desse mel é ampliar o mercado interno, abrir portas para o mercado internacional e fazer com que as pessoas não olhem mais o mel apenas como remédio e sim como alimento”, adianta Iriberto Moschetta.
Através de sistemas como este a transparência que existe do produtor para com o consumidor, torna-se uma forma de fidelizá-lo, pois transmite segurança e demonstra que cada cliente realmente tem importância para a empresa.
POR:Keila Bratti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário