Comporte-se

Revista: pequenas Empresas grandes Negócios edição de março de 2010

Empresário newton de oliveira, dono da IBG único fabricante brasileiro em um setor dominado por multinacionais conseguiu ocupar seu espaço com muita garra e determinação ao mesmo tempo reservado e ambicioso.

Newton dono de uma fabricante de gases com muita determinação consegui seu espaço no mundo dos negócios, formado em Engenharia Química, com pós-graduação em administração pela Universidade de Harvard, nos estados unidos, e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas , oliveira com uma carreira consolidada no setor de gases indústrias e medicinais decidiu ter seu próprio negócio. No auge da sua carreira como presidente de uma multinacional mexicana posição que conquistou após 18 anos de casa jogou tudo para o alto preocupado com sua família na época com duas filhas pequenas e com vontade de voltar ao brasil, acabou carimbando seu passaporte rumo ao empreendedorismo.

Oliveira planejou minunciosamente um plano de negócio investiu $ 600,00 mil reais de começo com importações de cilindros de oxigênio nitrogênio e argônio, no primeiro ano tudo parecia ir bem mas o empresario viu que sobreviver no mercado seria uma operação de guerra seus inimigos não se intimidavam em usar toda sua artilharia. Conforme os negócios crescia as dificuldades aumentavam a solução foi aumentar sua produção e importar maquinas para acelerar o processo. A companhia aumentou seu faturamento de $600,00 mil para $9 milhões mas oliveira diz que não esta nos negócios só pelo dinheiro a IBG é a realização da vida dele. Seu sucesso começou a ser tão grande que começou a incomodar os Empresários dos outros setores. Em 1998 uma ação polêmica movida por uma das multinacionais quase tirou a indústria brasileira de gases do mercado essa ação jurídica durou 11 anos e a justiça deu ganho de causa a IBG na época foi um pesadelo para indústria após conseguir reaver todo seu equipamento de trabalho não tinham mais clientes ai começava mais uma batalha oliveira é um exemplo de superação e garra com seu grupo de funcionários reergueu a indústria brasileira e conseguiu novamente superar seus concorrentes e hoje é um dos maiores empresários do ramo de gases.

O professor marciano diz que todo trabalho em grupo rende mais uma empresa bem motivada é uma empresa bem sucedida foi o que o empresário fez motivou seus funcionários para que crescem junto a empresa assim ganhando espaço cada vez maior.


POR: Francieli Lopes de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário