Diário - 23 de março de 2010

Na aula do dia 23 de março, o professor falou muito da comunicação dentro de uma Organização. Para ser um gestor de qualidade, você tem que ser justo, ter uma comunicação transparente com os seus funcionários, desenvolver manuais para eles, e ter sua responsabilidade social.
Tanto para contratar um funcionário, quanto para demiti-lo, você precisa conhecer o histórico deste funcionário. As empresas, cada uma delas deveriam desenvolver seus manuais. Mas criar seus manuais, e não pegar de ética; e ate mostrando para o funcionário como ele deve ter a responsabilidade da sua situação financeira. Muitas empresas não fazem isso, e assim já começam as falhas desde o processo de seleção. Um funcionário quando ele entra para trabalhar na empresa, ele entrar porque ele tem objetivos a serem alcançados (suas necessidades); ele conseguindo alcançar, ele tem a satisfação e motivação para conquistar outros objetivos. Mas a partir do momento que ele não consegue atingir a sua necessidade, ele se frustra e gera a desmotivação do funcionário; que abaixa o rendimento do seu trabalho, ou causa até confusões baratas. E ai que devemos ter a comunicação. A empresa deve ser transparente com o funcionário, para ver se vai conseguir ajudar ele ou não.
E se ele começar a afetar o ambiente de trabalho é melhor “SACRIFICAR UM INDIVIDUO, AO INVÉS DO GRUPO”. Se o funcionário; é um funcionário que trabalha bem, mas teve deslizes; o melhor a fazer, não é demiti-lo, mas punir ele de alguma forma, como: advertências ou suspensões.


POR: Leticia B. Pires

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