Diário - 17 de março de 2010

Na aula do dia 17/03, o professor Marciano falou dos 4 desafios de uma empresa que são: a globalização, a diversidade da mão-de-obra, o aumento da qualidade e da produtividade e a escassez da mão-de-obra.
A globalização é um termo que tem ficado cada, vez mais forte com passar dos anos, pois ela esta ligada a tecnologia, juntas estão encurtando a distância geográfica, por isso sabemos que a NIKE e outras grandes empresas utilizam o trabalho infantil.
A diversidade cultura é outro exemplo em que a globalização interfere. Como no caso de monta uma filial em outros países, você precisa conhecer a cultura e as leis, alem disso você precisa conhecer o funcionário, caso se destaque, que mandará para esse país.
A diversidade de mão-de-obra é outro tema que foi bastante debatido na sala. As mulheres que estão ocupando vagas até então só de homens. Já existem hotéis que possuem um andar exclusivo para as mulheres executivas. A empresa por lei tem uma taxa, de acordo com o numero de funcionários, para empregar deficientes. Esses estão recebendo treinamentos para desenvolver suas habilidades. Essas e outras diversidades de mão-de-obra são amparadas por lei e podem ajudar a empresa no sentido de abater no imposto de renda e principalmente criando uma boa imagem social.
O aumento da qualidade e da produtividade esta ligada aos funcionários e a habilidade de criar cenários porque assim o executivo saberá em que área mudar o sistema e conseqüentemente melhorar.
A escassez de mão-de-obra esta relacionada com a falta de capacitação de alguns funcionários para cargos mais importantes.
Para finaliza o professor falou que a competência depende da C.H.A.V.E. Esta representada pelos conhecimentos, habilidades, atitude (querer fazer), valores (princípios orientadores das ações profissionais) e experiência.


POR: Arthur Geron

Nenhum comentário:

Postar um comentário