Diário - 10 de Março de 2010

Em mais uma aula aprendemos que o nome da matéria dada pelo professor Marciano tem toda a relação com a administração dentro de uma empresa. Nesta aula, aprendemos sobre o comportamento organizacional, ou seja, o indivíduo precisa se autoconhecer para compreender o grupo e se relacionar bem na sua organização. Compreendemos melhor o livro que iremos ler durante o semestre e o professor explicou algumas partes importantes.
Para compreender melhor o indivíduo necessita de: características biográficas, valores, personalidade e motivação, são alguns dos pontos principais para ter um crescimento e ser valorizado dentro da organização. A sua auto-analise o ajuda a encontrar seu caráter para melhor se relacionar, e algumas matérias que o ajudariam nisso seriam a antropologia, sociologia e psicologia.
Após sua identificação e conhecimento de si, o indivíduo passa a conhecer melhor o grupo em que convive, passa a ter uma liderança a qual é a capacidade que ele tem de fazer o grupo cumprir uma tarefa com muita determinação, sabendo lidar com os conflitos e decidindo negócios, abrangendo seu poder e fazendo sua própria política. Algumas disciplinas que nos ajudam com esse tema seriam a sociologia, psicologia social e ciência política.
Com o conhecimento de si e uma melhor relação com o grupo, o indivíduo passa a se relacionar com a organização em que trabalha, se adaptando e lidando com a estrutura que é mantida, ainda com a cultura que a organização mantém um clima bom para se relacionar.
Aprendemos que algumas habilidades do gestor são: ter técnica, relacionamento humano (interpessoal e intrapessoal) e precisa tomar decisões.
Ainda nesta aula, o professor citou uma frase importante para complementar o papel de um gestor: “Todo administrador tem a função de tomar decisões”.
E para concluir é fácil entender, depois desta aula, que o Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento das pessoas, e as variáveis que influenciam e determinam esse comportamento no ambiente de trabalho.

Por: Ana Carolina S. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário